O que é e como funciona o benchmarking?

Talvez você nunca tenha ouvido falar no termo benchmarking, mas seu conceito é bem conhecido. Benchmarking é um método de marketing que compara produtos, processos e técnicas com ações comuns do mercado, sejam padronizações ou ações da concorrência.

Muitas vezes, os critérios analisados são qualidade, tempo e custo. Assim, o benchmarking permite que você se aproxime dos melhores desempenhos em seu mercado. Além disso, você também pode usar esse método para criar uma vantagem competitiva.

A diferença entre benchmarking e uma análise competitiva

Embora se olhe para a concorrência no método de benchmarking, esse processo consiste mais em encontrar exemplos ou “melhores práticas”, que são então usados como referência para melhorar o desempenho.

Portanto, não se trata de copiar a concorrência, mas de identificar o potencial de melhoria. O benchmarking não cria soluções específicas, mas sim analisa a situação atual para tirar conclusões sobre as melhores práticas.

As etapas no processo de benchmarking

1. Delimite um foco para benchmark. Os processos devem ser priorizados com base em quais métricas são mais importantes.

2. Decida quais organizações ou empresas você deseja comparar. Determine se você vai avaliar processos dentro de sua própria empresa, de um concorrente ou de uma empresa fora de seu setor.

3. Documente seus processos atuais. Mapeie seus processos atuais para que possa identificar as áreas que precisam de melhorias e compará-los mais facilmente com a organização escolhida.

4. Colete e analise os dados. Reúna informações por meio de pesquisas, entrevistas, conversas casuais com contatos de outras empresas e entrevistas formais ou questionários.

5. Avalie seu desempenho em relação aos dados que você coletou. Olhe para os dados que você coletou lado a lado com as métricas que você reuniu de sua análise de seus próprios processos.

6. Crie um plano. Desenvolva um planejamento para implementar as mudanças que você identificou como sendo as melhores para fazer os ajustes necessários.

7. Implemente as mudanças. Se os novos processos não estiverem funcionando perfeitamente conforme o esperado, identifique as áreas que precisam ser ajustadas.

8. Repita o processo. Revise os novos processos que você implementou e veja se há alguma mudança que precisa ser feita.

Quer ver mais tópicos relacionados a benchmarking, marketing e empreendedorismo? Confira outros artigos em nosso blog.

 

Compartilhe esta notícia

  • Módulo Internacional (Opcional)
    O MBA Gestão Estratégica de Negócios oferece aos seus alunos o Módulo Internacional na University of La Verne - CA; resultado do convênio firmado entre o curso e a Universidade Americana.

Contato

+55 (11) 98901-4468

Siga-nos