O que significa o crescimento sustentável de uma empresa?

Nem sempre crescer é sinônimo de sucesso financeiro em uma empresa. Para uma empresa ter um crescimento sustentável, sem entraves financeiros e operacionais desnecessários, ela deve se desenvolver em um ritmo que leve em conta as consequências do aumento do volume de vendas e do quadro de funcionários, mantendo-se consistente com a metodologia que possibilitou o negócio.

Ter apoio de entidades especializadas e calcular a taxa de crescimento sustentável do seu negócio pode ajudá-lo a planejar com antecedência e reduzir o risco de alavancagem excessiva. Veja mais como fazer isso nas linhas a seguir.

Taxa máxima de crescimento

As métricas são um fator muito importante nesse momento. Para definir a taxa de crescimento sustentável para uma determinada empresa, os acionistas devem primeiro identificar a taxa máxima de crescimento que sua empresa pode alcançar sem ter que aumentar a alavancagem financeira ou financiamento de dívida.

Em outras palavras, é o crescimento que pode ser alcançado com base na lucratividade da empresa, na utilização de ativos, no pagamento de dividendos e nos índices de endividamento atuais.

Modelo de crescimento sustentável

Seu negócio nunca diminuirá vendas adicionais, então como você lida com mais trabalho enquanto equilibra as demandas crescentes de sua clientela e sua equipe? Há várias opções:

  • Vender ações para levantar dinheiro;
  • Levantar mais financiamento de dívida;
  • Reduzir o pagamento de dividendos aos acionistas;
  • Aumente sua margem de lucro;
  • Reduza o giro total de ativos.

Piso e teto de crescimento de vendas

O ponto de equilíbrio é o "piso" para o crescimento das vendas. Essas são as vendas mínimas absolutas que você deve fazer para permanecer no negócio. Pense na taxa de crescimento sustentável como o "teto" para o crescimento de suas vendas. É o máximo que suas vendas podem crescer sem novos financiamentos e sem esgotar seu fluxo de caixa.

Capacidade de crescimento e estratégia de crescimento

Encontrar a taxa de crescimento sustentável para o seu negócio pode ser complicado, pois você deve considerar fatores externos que podem interferir no crescimento do negócio, incluindo tendências políticas, econômicas e de consumo.

Se o ambiente em que você faz negócios está altamente saturado de concorrência, por exemplo, você pode precisar criar valor adicional por meio de seu produto ou serviço para crescer no mercado.

Você também precisará abordar duas questões principais: capacidade de crescimento e estratégia de crescimento. A capacidade de crescimento refere-se à infraestrutura de sua empresa — computadores, espaço de escritório e equipe.

Há espaço para aumentar suas vendas sem adicionar infraestrutura adicional? A estratégia de crescimento se refere ao escopo de seu plano de negócios. A menos que você tenha esses dois objetivos compreendidos e documentados, o crescimento a longo prazo será difícil.

Se quiser saber mais sobre Crescimento Sustentável e outros temas relacionados a Gestão e Marketing, confira outros artigos em nosso blog.

 

Compartilhe esta notícia

  • Módulo Internacional (Opcional)
    O MBA Gestão Estratégica de Negócios oferece aos seus alunos o Módulo Internacional na University of La Verne - CA; resultado do convênio firmado entre o curso e a Universidade Americana.

Contato

+55 (11) 98901-4468

Siga-nos